A oportunidade em vendas acontece quando o mercado sinaliza um desejo ou necessidade de alguém que esteja disposto a pagar um determinado valor para adquirir um bem ou serviço. Como essas pessoas estão distribuídas em cidades, bairros, ruas, empresas e demais localidades, cabe ao consultor de vendas estar conectado e ter muita disposição para realizar sonhos e atingir suas metas.

Esse compromisso é de responsabilidade do consultor de vendas que não deve esperar a oportunidade e sim identificar os nichos em que pode atuar de forma competente e inovadora. Não é difícil encontrar no mercado pessoas que detém competência técnica, depois de muitos anos de estudos, tendo participado de vários cursos, congressos, convenção e mesmo com toda bagagem a oportunidade não aparece. Será que essas pessoas estão no lugar certo? Utilizando o equipamento certo? Prospectando o cliente certo? Aproveitando o tempo certo? Ou até procurando vender o produto que acha certo?

Imagine um profissional desprovido de visão estratégica ao ponto de esperar incansavelmente a chegada de uma oportunidade. Imagine um profissional que apesar do mercado aquecido, não viabiliza mudanças favoráveis, para aumentar sua participação no mercado. Enquanto muitos profissionais ficam à espera da oportunidade, aqueles mais preparados avançam, descobrem e criam situações que resultam em negócios e soluções.

As exigências dos clientes e o aumento da competitividade obrigam ao consultor de vendas praticar ações e ideias inovadoras e de sustentabilidade para todos.

O que eu proponho com a leitura deste texto é a imagem de um consultor em vendas incomum, diferente que estabeleça seus sonhos e metas, movimente-se frequentemente e seja o edificador do seu próprio destino e da sua felicidade. Ser incomum é fazer negócios que proporcionem a satisfação de todos que fazem parte da corrente de vendas.

A oportunidade acontece em função das ocorrências ou fatos que quando bem analisados viabilizam a tomada de decisão e o surgimento de novos acontecimentos geradores de situações positivas.

Não espere a oportunidade vir ao seu encontro. Estude, desenvolva instrumentos de compreensão, tenha olhar de águia e muita vontade de vencer. Desprenda energia para cada evento que faça você ficar notável. Gerencie seu tempo de forma otimizada, planeje sua prospecção de clientes e cumpra o horário estabelecido. Faça uma programação para realizar leituras, abrir e responder emails, esteja conectado com o mundo dos negócios, mas como a rede de computadores é mundial, é importante dar atenção ao espaço em que você está geograficamente inserido. Esteja conectado às redes sociais, mais saiba utilizar dentro de um tempo determinado e muito cuidado com as postagens que você realiza, pois o profissional é avaliado a todo o momento, pois quando ele acessa o facebook, a personalidade não muda, ou seja, é bem mais fácil ser ele mesmo, agora difícil é fazer postagens online com qualidade.

Portanto, se você é um corretor de imóveis e tem como proposta vender sonhos e proporcionar felicidade para as famílias, não permita que seus sonhos sejam frustrados simplesmente por não olhar para frente, pois se você não olha para a frente ficará muito mais difícil perceber o mercado, se você não percebe o mercado não visualiza onde os clientes estão. Se você não visualiza o lugar onde estão os clientes, as vendas reduzirão e consequentemente a comissão. Desta forma, está estabelecida a falta de oportunidade.

Mude de direção e oportunize a descoberta do verdadeiro potencial em vendas que está dentro de você.

Boas vendas!!!