Vender é causar experiências nas pessoas que sonham em obter um produto ou um serviço na expectativa de satisfazer uma necessidade. O processo que constitui uma venda envolve competências comportamentais, psicológicas, emocionais e técnicas que devem ser trabalhadas com muita engenhosidade com o cliente que pretende através desse processo conquistar resultados positivos com o tão sonhado bem ou serviço. Essa conquista converte-se em segurança, conforto, status, autoestima elevada e ainda a sensação de bem estar por ter feito uma compra de um produto ou serviço com qualidade e preço justo.

Quando o cliente decide realizar uma compra, principalmente de um produto ou serviço com valor monetário relativamente alto, os cuidados são bem maiores, as exigências sobre cada particularidade técnica são enormes, o grande número de características que podem ser convertidas em sentimentos de satisfação do cliente, exigem o máximo do consultor em vendas.

Diante de todo o universo que envolve expectativas, necessidades, compromissos e entrega de sonhos o consultor de vendas deve utilizar uma lente de aumento que visualize todas as particularidades que podem ser exploradas no momento mais importante para o consultor e o cliente, pois muitas vezes o ponto essencial para fazer o cliente dar ouvidos pode estar nos detalhes.

Em um processo de venda de um carro, por exemplo, o consultor deve explorar não só características do motor, direção, câmbio automático, vidros elétricos e freios ABS. Até porque isso atualmente é praticamente o básico fazendo parte do principal. Mas se o consultor decide identificar particularidades principais ou assessórias, diante de um grande número de opções existentes com diversas alternativas, claro que ele poderá abrir condições para o cliente se sentir diante de uma boa aquisição. No mercado existem vários vendedores que não se preocupam com os detalhes, pois vender algo que já se vende por si só, necessita de menos esforço e dedicação.

Na venda de um imóvel não é diferente. O Corretor imobiliário deve conhecer tudo sobre o que está sendo ofertado em cada lançamento em cada feira ou no dia-a- dia no stand de vendas, pois independente de cada momento os clientes estão vivenciando um sem número de emoções, expectativas e mais controles financeiros e econômicos.

Então a venda para ser boa e contemplar todas as necessidades do cliente, das empresas envolvidas e do consultor é preciso dar atenção ao todo e não apenas a uma parte. Se o consultor der atenção apenas à comissão, poderá esquecer de muitos fatores importantes considerados principais.

Seja completo, seja consultor, seja cem por cento.